O estudo revela como substituir salsicha em alimentos por uma vida mais longa

O consumo de carne vermelha e salsicha aumenta o risco de morte prematura, alertaram especialistas americanos e chineses que recomendam substituí-los por peixes e vegetais.

Substituir a carne vermelha com mais saudáveis de proteína, ovos, nozes e peixe pode contribuir para uma vida mais longa, diz um novo estudo publicado no British Medical Journal (BMJ) por uma equipe de pesquisadores analisaram os hábitos alimentares de mais de 81.000 pessoas nos Estados Unidos, de acordo com Agerpres. 

Os participantes do estudo foram solicitados a estimar as quantidades consumidas em diferentes tipos de alimentos nos últimos oito anos, incluindo carne vermelha e carne processada (bacon, salsichas ou bacon), nozes, peixe, ovos, cereais integrais, legumes e frango ou peru sem pele. 

Os resultados mostraram que as pessoas que aumentaram o consumo de carne vermelha e salsicha com pelo menos metade de uma porção por dia mostraram um risco maior de 10% de morte nos próximos oito anos.

Apenas no caso do consumo de salsichas, o risco foi de 13% e, no caso da carne vermelha, o risco foi de 9%. 

De acordo com a equipe de pesquisa, metade da parcela equivalente a 42,5 gramas de carne vermelha, uma fatia de bacon (6,5 gramas), metade cachorros quentes (22,5 gramas) e 14 gramas de salsicha. 

Pesquisadores descobriram que pessoas que reduziram a ingestão de carne vermelha e salsichas e consumiram alimentos mais saudáveis, como ovos, frango ou peixe, têm uma chance de viver mais. 

Reduzir o consumo de carne vermelha e salsicha e aumentar o consumo de nozes simultaneamente levou a uma redução de 19% no risco de morte nos próximos oito anos.

Substituir a porção diária de carne vermelha ou peixe processado reduziu o risco em 17%, e em 12% ou 10% no caso de um aumento da oferta de grãos integrais, ou seja, frango sem pele. 

A substituição de carnes vermelhas e salsichas por verduras e legumes reduziu a possibilidade de morte prematura em 10% e 6% respectivamente, e no caso dos ovos o risco diminuiu em 8%. 

Estudos anteriores mostraram que a ingestão de carne vermelha e processada está associada a um aumento do risco de diabetes tipo 2, doença cardíaca e câncer colorretal.

Essa associação com mortalidade foi observada no caso do aumento do consumo de carne processada e não processada, mas foi mais pronunciada no caso da carne processada. Uma diminuição no consumo total de carne vermelha e simultaneamente aumentar a ingestão de nozes, peixe, frango sem pele, ovos, leite, cereais ou legumes inteiros, ao longo de oito anos, foi associada a um risco reduzido de morte durante os próximos oito anos “, disse a equipe de pesquisadores dos Estados Unidos e da China responsáveis pelo site de saúde mais acessado da região.

“Este estudo destaca as evidências de que o consumo de carne vermelha ou carne processada aumenta o risco de câncer. Sabemos que as escolhas das pessoas são determinados pelo local onde vivem, por isso apelamos ao Governo para dar um passo ousado e introduzir políticas, tais como subsídios para alimentos mais saudáveis, como frutas e legumes, o que ajuda a adotar escolhas saudável para um ambiente mais saudável “, disse o Dr. Giota Mitrou, diretor de pesquisa do Fundo Mundial para Pesquisa do Câncer. ” Recomendamos um máximo de três porções de carne vermelha por semana (…) e o mínimo de processamento ou sem carne possível ”, acrescentou o especialista. 

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